Monitor BenQ SW2700PT por Clicio Barroso Filho

Monitor BenQ SW2700PT por Clicio Barroso Filho

SW2700PT

Monitor BenQSW2700PT

 

Em Dezembro de 2017 recebi um monitor da BenQ para testes, o BenQSW2700PT .

Imediatamente abri a caixa e... achei que tinha que fazer um vídeo disso!

(você pode assistir o vídeo de unpacking aqui!)

Tendo trabalhado por anos com NEC, Dell, e Eizo, achei que seria interessante testar todos os limites desse monitor, que foi desenhado para designers e fotógrafos; como basicamente uso o CaptureOne, o Lightroom, o PhotoshopCC e o Premiére CC para editar imagens e vídeos, e imprimo em papéis fineart de alta definição todos os dias, decidi colocá-lo para uso imediatamente, modificando o meu setup anterior de dois monitores lado a lado para um setup mais simples, de monitor único. Afinal, 27 polegadas é bem grande, e a resolução de tela de 2560 × 1440 pixels deixa tudo mais confortável, principalmente o Lightroom Classic.

Minha mesa ficou imediatamente mais limpa e elegante, e o tamanho me pareceu ideal para o trabalho que faço de retoques e impressão.


CARACTERÍSTICAS


O BenQ é um monitor de 10 Bit, com painel matte WQHD IPS de 27“, com resolução de 2560x1440 (proporção 16: 9). Esse painel Advanced Hyper-Viewing Angle (AHVA) compatível com IPS (“In-Plane Switching”, padrão para monitores high-end dedicados a fotógrafos), proporciona maior precisão de cores, consistência de tela, e amplos ângulos de visão quando comparados com outros tipos de tecnologia. O gamut de cores cobre 99% do AdobeRGB, o que é bastante impressionante em termos de precisão e exibição de gradientes; não ter banding nem posterização em tela é uma necessidade, e não um luxo, e o SW2700 garante os seus degradês.

O monitor também usa uma Lookup Table (LUT) de 14 bits, que permite um gerenciamento de cores preciso e uma gradação de cores bem suave, e oferece calibração por hardware, que ajusta as configurações de cores diretamente nos circuitos de processamento do monitor, em vez de alterar a saída da GPU da sua placa de vídeo.

Em termos de conectividade, ele possui uma porta DVI, uma porta HDMI e uma porta DisplayPort (DP), além de um hub USB 3.0 de 2 portas e um leitor de cartão SD compatível com SD / SDHC / SDXC, MMC, Memory Stick / Memory Stick Pro e MS Duo / MS-Pro Duo, que é bem útil para fotógrafos.

Também inclui um hood que ajuda a reduzir o brilho e reflexões na tela, além do joystick (puck) para OSD, do qual vou falar mais abaixo.

 

 


ESPECIFICAÇÕES


Tamanho do LCD: 27 "

Peso: 9,1 Kg

Relação de aspecto: 16: 9

Resolução: 2560 × 1440

Brilho nativo: 350 cd / m2

Contraste nativo: 1000: 1

DCR (Razão de Contraste Dinâmico): 20m: 1

Tipo de painel: AHVA (IPS)

Ângulo de visão: 178/178

Tempo de resposta: 12ms, 5ms (GtG)

Cores possíveis: 1,07 bilhão

Gamut: AdobeRGB 99%

Conectores de Entrada / Saída: DVI-DL + HDMI 1.4 + DP1.2 + Conector de fone de ouvido

Hub USB: USB 3.0 (Downstream x 2 (lado), Upstream x1)


DESIGN


O monitor tem um design bem minimalista, elegante e simples. O gabinete é preto fosco, e tem cinco botões de função, um interruptor de energia e um LED de energia sob o painel inferior. Os painéis laterais têm dois clipes removíveis que são usados para conectar o hood (incluído). Ele também permite que você gire o painel 90 graus para visualização no modo Retrato. A base tem um “elevador” bem suave e balanceado para subir e descer a tela, oferece uma faixa de rotação de 70 graus e tem um recesso redondo que contém o controlador de exibição na tela (OSD) incluído, o mesmo dispositivo de puck que se conecta à parte de trás do monitor e permite que você selecione uma das três predefinições pré-programadas e altere as configurações de imagem sem ter que usar aqueles botões de função da parte frontal do dispositivo.

A parte traseira do gabinete possui três conexões de vídeo: uma entrada DisplayPort de tamanho completo, uma entrada HDMI e uma entrada DVI de ligação dupla. A porta HDMI infelizmente é a versão 1.4, em vez da versão 2.0 (mais nova). Ali se encontra também uma porta USB 3.0, uma conexão de fone de ouvido e uma porta mini-USB para o controlador OSD. O leitor de cartão SD e as duas outras portas USB 3.0 estão montadas no lado esquerdo do gabinete, onde são facilmente acessíveis.

 


O CONTROLADOR OSD


Se você precisa trabalhar consistentemente em diferentes espaços de cores, tais como sRGB, AdobeRGB e Preto e Branco, o controlador OSD incluído é bem útil. De formato redondo como um puck de hóquei, este controlador pode ser configurado de várias formas personalizadas, além de ser rápido e necessário para acessar os menus de ajuste durante as calibragens por hardware, com colorimetros ou spectrofotômetros.

Uma outra possibilidade é de se usar o controlador para alternar para o modo “Low Blue Light” que descansa os olhos e evita fadiga visual em jornadas de trabalho mais longas. Você pode também reconfigurar os botões para alternar entre seus próprios perfis de calibração. Por exemplo, você poderia criar um perfil de "Calibração 1" como seu perfil de trabalho normal, um perfil de "Calibração 2" para prova de impressão, e um perfil sRGB para simular o que será visto se você publicar sua foto na internet.

Eu pessoalmente adorei a funcionalidade do OSD remoto.


DESEMPENHO


Fiquei bastante satisfeito com o desempenho do SW2700PT. O tamanho é excelente. Tive anteriormente um monitor de 30 polegadas e não gostava, pois a área de brilho era demasiado grande (um haze-light!) e a fadiga visual era constante; já esse de 27” me parece ser o tamanho ideal para um setup de monitor único.

Em termos de gama de cores, este BenQ oferece 99% do padrão AdobeRGB. Isso é importante pois as cores que o monitor está me mostrando são as que realmente estão na imagem que estou editando no Photoshop. Com um monitor de espaço de cores pequeno, como o sRGB, provavelmente o que veria não são todas as cores do arquivo, que não são mostradas com precisão pela tela. Mas como na maioria das vezes eu trabalho no Lightroom em 16 bit ProphotoRGB, e só diminuo este padrão no momento de exportar ou imprimir a imagem, então exportando um TIFF AdobeRGB consigo ver todas as cores do arquivo com este monitor.

Já quando exporto para um espaço de cores menor, como o sRGB - principalmente para o uso da web - isso não tem relevância.

O desempenho dos pretos mais profundos, das informações de alta e baixa luz, e da escala de cinza também é bastante bom, principalmente para simular situações difíceis de impressão. O SW2700PT exibiu corretamente todas as faixas de cinza da escala nos testes 64-Step Gray-Scale, e apresentou um nível de nitidez e contraste bem agradável.

O monitor vem acompanhado de um programa de calibração, o BenQ's Palette Master Element, mas não vem com o aparelho de calibração. O Palette Master no entanto é compatível com quase todos os aparelhos do mercado, como os X-Rite i1 Display Pro / i1 Pro / i1 Pro 2; Datacolor Spyder 4 and Spyder 5‎.

Em meus testes, calibrei usando o software iOneProfiler com um spectrofotômetro da X-Rite, o iOne Pro. Depois de calibrado, caracterizado e gerado o perfil (personalizei esse perfil para valorizar os tons de pele), a compatibilidade cromática com os impressos ficou perfeita, ou seja, o que vejo na tela é exatamente o que sai impresso, sempre em um ambiente de luz controlada. É importante notar que tanto o brilho quanto as cores foram substancialmente alteradas após a calibração, ou seja, apesar de vir calibrado de fábrica, o brilho que ele apresenta por padrão é muito alto para reproduzir fotografias sem uma calibração manual.

 


CONCLUSÃO

O BenQ SW2700PT possui recursos que geralmente são oferecidos por monitores de preço muito maior.

Os seus pontos fortes são o gamut 99% Adobe RGB, o LUT de 14 bits, calibração por hardware, a facilidade do controlador de OSD, a elegância do design e os pequenos aditivos, como o hood, o leitor de cartões SD e a quantidade de portas disponíveis.

A tela é muito confortável de ser usada (eles a chamam de “glossy matte”, ou seja, é fosca mas com excelente brilho, contraste e definição (crispy).

Adotei o BenQ como monitor único há 60 dias, e estou até o momento bem satisfeito com seus resultados, inclusive na pré-impressão e retoques high-end. Recomendo!